©2017 Bem te Ver® - design by Ideiário

  • Facebook - Bem te Ver
  • Instagram - Bem te Ver

contato@bemtever.com.br (31) 99646-0002

Cuidado ocular preventivo durante toda a infância

“Bem te Ver KIDS” é um programa de prevenção ocular durante toda a infância, criado para cuidar da saúde visual das crianças.

De acordo as principais fases do desenvolvimento visual, recomendamos a consulta com um especialista em oftalmologia infantil no seguinte esquema:

  • Recém-nascido: Teste do Olhinho, exame de prematuros e bebês cujas mães tiveram doença infecciosa na gestação (toxoplasmose, Zika e outras).

  • 1 ano: rotina para prevenção de doenças, congênitas ou adquiridas.

  • 3 anos: verificação da visão por meio de figuras.

  • 6 anos: detecção precoce de problemas que podem dificultar a alfabetização.

  • 10 anos: avaliação da leitura.

O desenvolvimento da visão e dos olhos se dá principalmente até os 6 anos de idade. Durante este período, a qualquer momento, se ocorrer algum problema que impeça ou dificulte o processo, o dano pode ser permanente, caso não seja tratado a tempo. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior será o sucesso do tratamento. Portanto, não espere para cuidar da saúde dos olhos dos pequenos!

Pais ou familiares observadores, pediatras e professores podem notar dificuldades para enxergar, problemas de leitura, desvios oculares e outros. Assim que for detectado um problema, a criança deve ser levada ao oftalmopediatra. Porém, há vários problemas de visão na infância que são de difícil diagnóstico ou até mesmo imperceptíveis ao olho nu. Alguns problemas podem ocorrer em um só olho e, assim, com o outro olho funcionando normalmente, a criança pode não reclamar, tendo seu comportamento visual normal de início. Daí torna-se importante levar a criança de rotina ao oftalmologista infantil para detecção precoce de problemas que, do contrário, podem não ter mais tratamento ou podem deixar sequelas permanentes.

Consulta de 
Oftalmologia Infantil

A consulta de oftalmologia infantil deve ser feita por um especialista em oftalmopediatria. O exame da criança é feito com base em técnicas e equipamentos adequados para cada etapa do desenvolvimento visual, desde o nascimento até a adolescência. Esta avaliação aprofundada e completa garante o diagnóstico correto e a saúde visual dos pequenos. Não deixe de retornar no prazo orientado pelo seu oftalmopediatra.

A consulta de oftalmologia pediátrica completa inclui: avaliação da acuidade visual, inspeção das pupilas, exame da motilidade ocular, teste de visão de cores, teste de estereopsia, medida da pressão ocular, exame de refração, exame do fundo de olho, exame biomicroscópico e, se necessário, prescrição de óculos ou medicamentos. Em crianças de baixa idade, algumas etapas da consulta podem ser adaptadas ou substituídas, a critério do oftalmologista infantil.

Em geral, a consulta é dividida em 2 etapas: na primeira parte, examina-se o olho no seu estado natural; e, na segunda parte, examina-se o olho após o uso de colírios dilatadores. O efeito destes colírios dura em torno de 2 horas, período em que a visão de perto (leitura, por exemplo) fica bastante prejudicada. Desta forma, a criança não estará apta a retomar suas atividades escolares nas primeiras 2 horas logo após a consulta. Neste período, a sensibilidade à claridade também fica muito alterada. Neste caso, o uso de óculos de sol ou boné ajuda a amenizar o incômodo.

Confira nosso endereço fixo e agende a sua consulta. Você também pode agendar pelo site Doctorália (clique aqui). É preciso fornecer um número de celular e um email; em seguida receberá um código de confirmação via WhatsApp (ou SMS).

Oftalmopediatria

Essa subespecialidade da oftalmologia foca na visão infantil e nas doenças oculares específicas dessa faixa etária, oferecendo um tratamento mais completo e eficaz aos pequenos, feito pelo oftalmologista pediátrico. Utiliza técnicas e equipamentos específicos para os cuidados infantis.

 
Outros serviços
Consulta de 
Oftalmologia Móvel

Oferecemos este serviço para atender aqueles com dificuldade de locomoção ou portadores de deficiência (neurológica, auditiva e outras).

Atendimento em consulório com a Dra. Clarissa:

 

 

      Rua Padre Rolim 515, sl 1.005, Santa Efigênia. BH/MG
      (31) 3241-4428 

Acesse o site Doctorália e marque sua consulta (clique aqui). É preciso fornecer um número de celular e um email; em seguida receberá um código de confirmação via WhatsApp (ou SMS).

Atendimento oftalmológico móvel:

     contato@bemtever.com.br            (31) 99646-0002