top of page

ALIMENTAÇÃO E VISÃO

Quais alimentos que te ajudam a enxergar melhor?

saúde ocular, saúde visual, saúde dos olhos
Uma boa alimentação contribui para a saúde dos olhos

Os alimentos da nossa dieta constituem o combustível para todo o organismo funcionar bem, incluindo nossos olhos. Sendo assim, o que comemos, ou o que não comemos, influencia diretamente na qualidade da nossa visão.

Estudos sugerem que uma boa alimentação pode prevenir ou retardar a evolução de algumas doenças oculares, tais como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, catarata e olho seco.

São estes os sintomas visuais resultantes de uma má alimentação: sensibilidade à luz, dificuldade de visão no escuro, embaçamento visual e ressecamento ocular. Os danos podem ocorrer em várias partes do olho: na formação da lágrima, na conjuntiva, na córnea, no cristalino, na retina e até mesmo no nervo óptico, podendo levar à cegueira.

As substâncias que, se ausentes da dieta, podem levar a estes problemas são: vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco, ácidos graxos, ômega 3, sais minerais, luteína e zeaxantina.

A deficiência de vitamina A constitui a principal causa de cegueira evitável infantil em todo o mundo. Por isso, o governo federal instituiu como obrigatória a reposição desta substância nas regiões mais pobres do país, incluindo, em Minas Gerais, os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Fazem parte deste programa crianças até 5 anos de idade e mulheres no pós-parto imediato.

Os principais alimentos que contribuem para a boa saúde ocular são:

-Legumes: cenoura, abóbora, batata doce, beterraba, couve-flor;

-Vegetais, especialmente os folhosos: espinafre, agrião, alface, brócolis, couve, acelga, pimentão, tomate, repolho, rúcula, cebola, alho;

-Frutas: limão, mamão, manga, laranja, acerola, goiaba, morango, abacaxi, kiwi, framboesa, abacate, côco, banana, melão, pequi;

-Carnes e lactoderivados: carne vermelha, peixe, fígado, ovos, queijos maduros, manteiga;

-Grãos e oleaginosas: amendoim, feijões, castanha de caju, do Pará, amêndoas, nozes;

-Sementes e óleos naturais: girassol, abóbora, linhaça, azeite e óleo de côco.

Quanto mais variada e mais colorida a sua dieta, mais saudável ela será. Varie na forma de preparar os alimentos: ora crus, ora cozidos. E não se esqueça de ingerir líquidos: a água é a melhor forma de hidratação. Evite açúcar e farináceos; busque uma alimentação forte. Importante: os bebês devem ser amamentados de forma exclusiva até os 6 meses de idade.

A melhor dieta para a saúde dos olhos é baseada em comida de verdade: tudo aquilo que encontramos em feiras e açougues. Então, descasque mais (frutas, legumes e verduras) e desempacote menos (industrializados). Uma boa alimentação só vai lhe trazer benefícios!

Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver.


bottom of page