©2017 Bem te Ver® - design by Ideiário

  • Facebook - Bem te Ver
  • Instagram - Bem te Ver

contato@bemtever.com.br (31) 99646-0002

Consulta de 
Oftalmologia Infantil

Esta avaliação aprofundada e completa garante o diagnóstico correto e a saúde visual dos pequenos.

Consulta de 
Oftalmologia Móvel

Oferecemos este serviço para atender aqueles com dificuldade de locomoção ou portadores de deficiência (neurológica, auditiva e outras).

Tratamentos
Consulta de 
Oftalmologia Infantil

A consulta de oftalmologia infantil deve ser feita por um especialista em oftalmopediatria. O exame da criança é feito com base em técnicas e equipamentos adequados para cada etapa do desenvolvimento visual, desde o nascimento até a adolescência. Esta avaliação aprofundada e completa garante o diagnóstico correto e a saúde visual dos pequenos. Não deixe de retornar no prazo orientado pelo seu oftalmopediatra.

A consulta de oftalmologia pediátrica completa inclui: avaliação da acuidade visual, inspeção das pupilas, exame da motilidade ocular, teste de visão de cores, teste de estereopsia, medida da pressão ocular, exame de refração, exame do fundo de olho, exame biomicroscópico e, se necessário, prescrição de óculos ou medicamentos. Em crianças de baixa idade, algumas etapas da consulta podem ser adaptadas ou substituídas, a critério do oftalmologista infantil.

Em geral, a consulta é dividida em 2 etapas: na primeira parte, examina-se o olho no seu estado natural; e, na segunda parte, examina-se o olho após o uso de colírios dilatadores. O efeito destes colírios dura em torno de 2 horas, período em que a visão de perto (leitura, por exemplo) fica bastante prejudicada. Desta forma, a criança não estará apta a retomar suas atividades escolares nas primeiras 2 horas logo após a consulta. Neste período, a sensibilidade à claridade também fica muito alterada. Neste caso, o uso de óculos de sol ou boné ajuda a amenizar o incômodo.

 

Saiba mais sobre a Bem te Ver Kids, um programa de prevenção ocular infantil.

Confira nosso endereço fixo e agende a sua consulta. Você também pode agendar pelo site Doctorália (clique aqui). É preciso fornecer um número de celular e um email; em seguida receberá um código de confirmação via WhatsApp (ou SMS).

 
Consulta de 
Oftalmologia Móvel

A consulta de oftalmologia móvel é feita por meio de equipamentos portáteis, levados até o local de preferência do cliente que demanda cuidados especiais. Oferecemos este serviço para atender aqueles com dificuldade de locomoção ou portadores de deficiência (neurológica, auditiva e outras). Vamos até o domicílio, ambiente hospitalar, instituições especiais ou casas de repouso. Para todas as idades!

 

Este atendimento compreende todas as etapas da consulta oftalmológica padrão; porém, ao invés de o paciente ir ao consultório, a médica vai até o local de preferência do cliente, na região de Belo Horizonte. Entre em contato para verificar se o seu endereço está dentro da nossa área de atendimento.

 

A consulta de oftalmologia móvel completa inclui: avaliação da acuidade visual, inspeção das pupilas, medida da pressão ocular, exame de refração, exame do fundo de olho, exame biomicroscópico e, se necessário, prescrição de óculos ou medicamentos.

 

O atendimento é feito na categoria particular acrescido de taxa de deslocamento. O horário será estipulado pela médica, em comum acordo com o paciente.

Após a consulta, o paciente receberá orientações à distância no prazo do retorno (30 dias). Havendo necessidade de retorno dentro dos primeiros 30 dias, o paciente pagará somente a taxa de deslocamento.

Saiba mais sobre Bem te Ver Móvel, um serviço de atendimento domiciliar oftalmológico, aqui.

 
Exames
ACUIDADE VISUAL

O exame de acuidade visual é feito por meio de técnicas específicas para cada faixa etária. Consiste na 'medida' da visão da criança, ou seja, do quanto ela enxerga. Podemos medir ou estimar a acuidade visual desde o nascimento, em bebês e também em crianças pré-verbais. Isso significa que não se deve esperar a criança saber informar bem para que seja levado ao oftalmopediatra.

 

BIOMICROSCOPIA

Biomicroscopia é um exame dos meios oculares através de um tipo de microscópio chamado 'lâmpada de fenda'. Em bebês ou crianças pequenas, deve ser usado um aparelho portátil.

 

ESTEREOPSIA – VISÃO 3D

Estereopsia é a capacidade de enxergar em profundidade, de forma tridimensional ou em 3D. Para isso, cada um dos olhos precisa estar enxergando bem e ambos devem estar sincronizados  (condição chamada de binocularidade) para que o efeito 3D seja percebido. O teste de estereopsia avalia esta funcionalidade ocular.

 

EXAME DE REFRAÇÃO

Exame de refração consiste na medida do 'grau' e detecta a presença de erros refracionais (os mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia). Em crianças verbais, principalmente quando já informam bem, é realizado de forma subjetiva, ou seja, o oftalmopediatra se baseia na informação do paciente para chegar ao resultado definitivo. É necessário o uso de colírios para se obter uma boa dilatação das pupilas.

 

Saiba mais sobre ERROS REFRACIONAIS aqui.

 

MAPEAMENTO DE RETINA

Mapeamento de retina é um exame detalhado do fundo do olho, por meio de um aparelho chamado 'oftalmoscópio binocular indireto'. É necessário o uso de colírios para se obter uma boa dilatação das pupilas.

 

Este exame é imprescindível para a detecção precoce de inflamações intraoculares, tumores ou problemas relacionados à prematuridade. Saiba mais sobre PREMATURIDADE aqui.

 

É o exame utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da retinopatia da prematuridade. Por isso, bebês prematuros devem ser levados ao oftalmologista infantil tão logo recebam alta hospitalar.

MOTILIDADE OCULAR - AVALIAÇÃO DE ESTRABISMO - TESTE ORTÓPTICO

Os olhos são mantidos em posição correta, alinhados e sincronizados entre si por meio de músculos, chamados extraoculares. O exame de motilidade ocular, também chamado de teste ortóptico, tem por objetivo avaliar o funcionamento destes músculos e o equilíbrio entre eles. O desequilíbrio muscular acarreta desvios oculares, que resultam nos vários tipos de estrabismo.

 

Saiba mais sobre ESTRABISMO aqui.

 

RETINOSCOPIA - EXAME DE REFRAÇÃO EM PRÉ-VERBAIS

A retinoscopia é um método de medida do 'grau' (exame de refração) usado principalmente em bebês e crianças pré-verbais. É um teste objetivo, ou seja, independe da informação do paciente. Por isso pode ser realizado também em portadores de deficiência (neurológica, auditiva e outras). Este teste é feito por meio de um aparelho chamado 'retinoscópio'. É necessário o uso de colírios para se obter uma boa dilatação das pupilas.

 

TESTE DO OLHINHO

O Teste do Olhinho deve ser realizado logo após o nascimento, ainda na maternidade, pelo pediatra. Caso o bebê não tenha sido submetido a este teste (que deve estar documentado no sumário de alta hospitalar ou na caderneta do bebê) ou caso seu resultado tenha sido alterado ou duvidoso, ele deve ser levado de imediato ao oftalmologista infantil.

 

O Teste do Olhinho é feito por meio de um aparelho chamado 'oftalmoscópio direto', em que se observa o reflexo da luz nos olhos do bebê. A imagem é semelhante àquele reflexo vermelho que aparece em algumas fotos tiradas com uso do flash. Por isso, também é chamado de Teste do Reflexo Vermelho.

 

É um teste que funciona como triagem, pois nos dá dicas sobre o estado dos meios oculares e pode detectar problemas como: catarata, glaucoma, inflamações, tumores intraoculares, grandes erros refracionais, hemorragias e má-formações. É um teste imprescindível, já que identifica doenças quando ainda é possível tratar e evitar cegueira ou sequelas permanentes.

 

De forma geral, ele detecta se há alguma opacidade nos meios oculares, que em condições normais devem estar perfeitamente transparentes. É um teste rápido, indolor e não demanda uso de colírios.

 

TONOMETRIA

Tonometria é um exame para medir a pressão intraocular. Em geral é realizado por meio de um aparelho acoplado à 'lâmpada de fenda'. Em bebês ou crianças pequenas, esta medida é feita utilizando-se um aparelho portátil. É necessário o uso de colírios (anestésico e corante).

 

Este exame é imprescindível para a detecção precoce do glaucoma.

 

VISÃO DE CORES - AVALIAÇÃO DE DALTONISMO

O teste de visão de cores avalia a capacidade de diferenciar as cores. É particularmente útil para a detecção dos diferentes tipos de daltonismo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tratamentos
ÓCULOS PARA ERROS REFRACIONAIS

Os diversos erros refracionais (os mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia) podem ocorrer a qualquer momento, desde o nascimento. Dependendo do tamanho do 'grau' e do acometimento da visão, o mesmo deve ser corrigido por meio de óculos. O uso de óculos pode ser necessário em qualquer idade, desde bebês ou crianças pequenas. Este acompanhamento deve ser realizado na frequência estipulada pelo oftalmologista pediátrico para garantir a saúde visual da criança.

 

Saiba mais sobre ERROS REFRACIONAIS..

 

SONDAGEM DE VIAS LACRIMAIS

Alguns bebês nascem com obstrução da vias lacrimais, o que causa lacrimejamento contínuo em um ou ambos olhos. Quando o problema não é resolvido por meio de massagem devidamente orientada pelo oftalmopediatra, torna-se necessária uma intervenção cirúrgica, chamada 'sondagem'.

 

Saiba mais sobre OBSTRUÇÃO DE VIAS LACRIMAIS.

 

TRATAMENTO DE AMBLIOPIA - OCLUSÃO

Ambliopia é uma baixa de visão que ocorre durante o processo de desenvolvimento visual, passível de tratamento se o diagnóstico é feito a tempo (em geral, antes dos 6 anos de idade; quanto mais cedo, melhor!). Em grande parte dos casos, precisamos ocluir (tampar) o olho bom para estimularmos o desenvolvimento do olho amblíope (também chamado de 'preguiçoso').

 

Saiba mais sobre AMBLIOPIA.

 

TRATAMENTO E CIRURGIA DE ESTRABISMO

Existem vários tipos de estrabismo, com diversos tipos de tratamento e acompanhamento. Para alguns casos, prescrevemos óculos; para outros, oclusão ou tampão; e, por fim, há aqueles que só podem ser tratados definitivamente por meio de cirurgia.

 

Saiba mais sobre ESTRABISMO.

 
 
 
 
 
 

Atendimento oftalmológico móvel:

     contato@bemtever.com.br       (31) 99646-0002

Atendimento em consultório com a Dra. Clarissa:

 

 

 

      Rua Padre Rolim 515, sl 1.005, Funcionários. BH/MG
      (31) 3241-4428 

Acesse o site Doctorália e marque sua consulta (clique aqui). É preciso fornecer um número de celular e um email; em seguida receberá um código de confirmação via WhatsApp (ou SMS).