Uma boa alimentação pode prevenir ou retardar a evolução de algumas doenças oculares, tais como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, catarata e olho seco.

Bebês que nasceram antes do tempo têm grandes chances de apresentar problemas visuais. O baixo peso, associado à prematuridade, também é um fator causal. As terapias utilizadas na UTI neonatal, especialmente o uso do oxigênio, podem causar danos à visão.

Qualquer condição que cause irritação nos olhos pode provocar coceira. Porém, a coceira, por si só, pode aumentar a irritação, virando um ciclo vicioso. O hábito de coçar os olhos pode prejudicar a visão. Procure um oftalmologista, trate a causa e previna complicações.

A lágrima é o fluido que lubrifica e protege os olhos. Alguns bebês nascem com obstrução das vias lacrimais. O oftalmopediatra é o profissional que pode orientar o tratamento.

Foto diz respeito a luz e fobia diz respeito a medo. "Medo de luz": fotofobia é uma condição em que os olhos apresentam maior sensibilidade à claridade.