top of page

O PISCAR EXCESSIVO - seu filho pisca muito?

Na rotina do consultório de oftalmologia infantil, recebemos com frequência pais relatando que seus filhos estão “piscando demais”. O piscar é um mecanismo natural com objetivo de proteção e lubrificação ocular. Ocorre na maioria das vezes de forma involuntária (não precisamos pensar para piscar) e, em determinadas situações, podemos voluntariamente alterar a frequência deste abrir e fechar de pálpebras.

Piscar além do habitual pode ocorrer em condições que geram incômodo ocular. Ou seja, acontece de forma reflexa na tentativa de aliviar desconforto ocasionado por afecções oculares.

Na ausência de doença ocular, algumas crianças adquirem um tipo de 'tique', fechando ou apertando os olhos com frequência. Nesse tipo de situação, observamos que as crianças chamam atenção de seus pais com essa 'mania' e isso pode virar um ciclo vicioso: quanto mais piscam, mais conseguem atenção e por aí vai.

Sendo o piscar um mecanismo natural e benéfico, o fato de piscar mais do que o normal não prejudica os olhos, mas pode ser, sim, uma consequência de outros problemas. Por isso, para tranquilidade dos pais e para excluirmos condições oculares que causam incômodo, recomendamos que a criança seja levada ao oftalmopediatra.


Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver.


bottom of page