COCEIRA OCULAR
Coçar os olhos pode prejudicar a visão
Qualquer condição que cause irritação nos olhos pode provocar coceira. Porém, a coceira, por si só, pode aumentar a irritação, pois acarreta micro traumatismos. E vira um ciclo vicioso. O (mau) hábito de coçar os olhos pode trazer prejuízos para a visão. Portanto, procure um oftalmologista e trate sua causa, para prevenir complicações.
Há algumas situações que provocam coceira ocular, entre elas: diversos tipos de conjuntivite, especialmente a conjuntivite alérgica; corpo estranho (cisco no olho); ressecamento ocular (olho seco); inflamação das pálpebras, das conjuntivas ou das estruturas intraoculares.
Esfregar os olhos facilita a ocorrência de inflamações e infecções. Além disso, pode desencadear deformação na córnea e levar ao aparecimento ou piora do ceratocone.
O ceratocone aparece em geral na adolescência (entre 13 e 18 anos) e na maioria dos casos é bilateral (afeta ambos os olhos). Ele torna a córnea (parte central da frente do olho, em forma de calota) mais fina, mais frágil e pontiaguda (mais curva). Esta condição não tem cura e tende a piorar com o tempo; alguns casos demandam cirurgia na córnea e, em último grau, transplante corneano.
O ato de coçar os olhos pode causar danos irreversíveis. Proteja seus olhos: agende uma consulta com o oftalmologista, pois só ele poderá identificar a causa e orientar o tratamento adequado. Alguns profissionais costumam brincar dizendo aos pacientes que, para coçar os olhos, deve-se usar o cotovelo... Em outras palavras: não coce os olhos!
Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver.