Posts recentes

Arquivo

Tags

posts relacionados

ASTENOPIA ou vista cansada

Quem nunca?! Quem nunca sentiu embaçamento após esforço visual prolongado? O nome disso é astenopia!




Nossos olhos foram projetados para a visão de longe. Pense no olho como uma máquina fotográfica. Agora imagine seu foco como sendo programado automaticamente para longe. O 'default' do foco ocular está na distância.


Se o nosso sistema óptico é programado para focalizar a longas distâncias, como nosso olho faz para enxergar de perto? Este é o X da questão! É aí que entra em cena a estrutura ocular que modifica o foco para perto.


Voltando ao nosso assunto principal: a astenopia reflete o desgaste ou cansaço acumulado pelo uso excessivo ou prolongado desse sistema ocular de focalização para perto. À essa fadiga visual, podemos somar o processo de envelhecimento, em que os componentes dessa estrutura se tornam menos flexíveis, mais lentos e menos eficazes.


A astenopia pode ocorrer em qualquer idade, mas se manifesta com mais frequência e intensidade quando, ao se aproximar dos 40 anos, o olho passa a apresentar uma condição chamada de presbiopia. "Braço curto"! Já viram uma pessoa esticar o braço e franzir a testa para conseguir ler letras miúdas?


Querem mais? Telas, telas e mais telas! Os eletrônicos vieram para facilitar nossa vida e agilizar processos. Mas, tudo tem seu preço e o excesso de telas causa desgaste no sistema visual.


Como se não bastasse, em 2020 o mundo foi tomado pela pandemia no novo coronavírus, que restringiu nossa mobilidade e nos colocou dentro de casa. Qual foi a solução? Telas, telas e mais telas! Educação à distância, 'home-office', reuniões virtuais, videochamadas com amigos e familiares: tudo isso por meio de telas e eletrônicos. Já ouviu falar em Síndrome de Visão do Computador? Clique aqui.


O que fazer quando aparece a vista cansada? Vá ao seu oftalmologista. Ele vai te apresentar opções de tratamento e formas de amenizar seus sintomas.


Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver ou clique aqui.