Posts recentes

Arquivo

Tags

posts relacionados

COLÍRIO PARA MIOPIA - existe tratamento para miopia?

O assunto que já nos preocupava há alguns anos foi intensificado durante a pandemia do novo coronavírus. Estamos vivendo uma verdadeira epidemia de miopia. Tornou-se tão frequente que, mundo afora, estudiosos pesquisam formas de tratar a miopia. Sim, existe tratamento para miopia!



Miopia é um erro refracional (um tipo de grau) que se caracteriza pela dificuldade de enxergar objetos ao longe. O míope vê tudo fora de foco quando olha coisas distantes. Por outro lado, tende a enxergar bem de perto. A miopia é corrigida por lentes negativas, em óculos ou em lentes de contato.


Até uns anos atrás, era comum a miopia aparecer em adolescentes, em fase de crescimento. Esse tipo de grau tem uma relação quase direta com o aumento de estatura. Ou seja, em fases de maior crescimento, o aumento do grau tende a ocorrer também. Quando o jovem chega à sua altura definitiva, aos 20 e poucos anos, é quando a miopia tende a se estabilizar.


Na prática, atualmente, observamos crianças, cada vez mais novas, apresentarem miopia. Com a pandemia, isso foi acentuado, pois o aparecimento da miopia tem uma relação direta com o esforço visual para perto e o uso de eletrônicos. Comprovadamente, práticas esportivas e ao ar livre favorecem a saúde dos olhos. O confinamento durante a pandemia dificultou esse tipo de atividade, contribuindo para mais crianças desenvolverem o grau.


A herança familiar também contribui para o aparecimento da miopia. Filhos de pai ou mãe míope têm mais tendência a apresentar a doença. Quando ambos os pais são míopes, a tendência é ainda maior.


O que podemos fazer para tratar a miopia?


O tratamento da miopia é feito com objetivo de desacelerar o seu aumento. Utilizamos um colírio à base de atropina, diluído e manipulado em farmácias especializadas, para uso diário, com orientação do oftalmopediatra.


Todo paciente míope pode usar o colírio de tratamento?


Existem critérios para início e para manutenção do tratamento, que dura em média 2 anos seguidos. Converse com um oftalmologista infantil sobre a possibilidade de tratamento da miopia. O acompanhamento em geral é feito a cada semestre, a critério do oftalmologista assistente.


Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver ou clique aqui.