CONJUNTIVITE NEONATAL

Seu bebê tem menos de um mês e apresenta conjuntivite? Vá logo ao oftalmopediatra!

Secreção mucopurulenta no olho do bebê
Conjuntivite neonatal é uma infecção ocular do recém-nascido

A conjuntivite é uma das infecções mais frequentes no recém-nascido. Conjuntivite neonatal é a inflamação da conjuntiva em bebês neonatos (no primeiro mês de vida). Ela tem diversas causas: química, viral ou bacteriana; e o contágio pode ocorrer antes, durante ou após o parto.


O olhos do bebê podem ficar vermelhos, irritados, inchados, com secreção ou com lacrimejamento. Pela manhã, os cílios ficam 'grudados'.


A conjuntivite química ocorre logo após o parto (nas primeiras horas), devido ao uso de colírio próprio para prevenir tipos graves de infecção. Ela melhora rapidamente com limpeza simples dos olhos.


Os casos de origem infecciosa demoram poucos dias ou algumas semanas para aparecer. Alguns precisam ser tratados com antibiótico via oral e outros são tão graves que demandam internação do bebê com tratamento endovenoso.


Algumas condições podem simular uma conjuntivite neonatal, tais como obstrução de vias lacrimais e glaucoma congênito.


Devido ao risco de progressão (rápida) da doença, é importante que o bebê seja levado ao oftalmologista sem demora, para o tratamento adequado, uma vez que a infecção pode deixar sequelas na visão.


Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver.