Posts recentes

Arquivo

Tags

posts relacionados

DALTONISMO

Como a cegueira de cores pode afetar a vida da criança daltônica


O portador de daltonismo tem dificuldade de enxergar as cores; ou seja, sua visão de cores é alterada.
Perceba como o daltônico enxerga

Daltonismo, ou cegueira de cores, é uma condição em que a pessoa tem dificuldade de enxergar ou distinguir determinadas cores. Na nossa retina (camada de fibras nervosas que 'captam' as imagens produzidas pela luz) há três tipos de pigmentos: vermelho, verde e azul. Na cegueira de cores, um ou mais destes pigmentos estão diminuídos ou ausentes.


Este condição é congênita, herdada geneticamente por meio de genes recessivos, que se manifestam na maioria das vezes em homens. Ou seja, o filho herda a condição de sua mãe. As mulheres costumam ser apenas portadoras do gene defeituoso, isto é, elas podem transmitir a condição aos filhos, mas não apresentam a doença. Um em cada dez homens apresenta algum tipo de daltonismo.


Os sintomas na maior parte dos casos não são perceptíveis. Os daltônicos, muitas vezes, não sabem que são portadores da doença. As cores parecem um pouco desbotadas. Como a criança já nasce com esta condição, ela se torna naturalmente adaptada, não tendo sua vida ou sua capacidade de enxergar afetada.


Não há tratamento para daltonismo. Para facilitar a adaptação das crianças na escola, temos algumas dicas: observe se seu material de leitura está impresso com bom contraste preto & branco, certifique-se de que há uma boa iluminação no local de estudo e cole etiquetas com o nome das cores nos lápis de cor.


Se houver algum caso de daltonismo na família, ou se seu filho apresentar dificuldade para identificar as cores, leve-o ao oftalmopediatra para que seja testado.


Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso Instagram: @bem.te.ver (clique aqui).