ALIMENTAÇÃO E VISÃO

Quais alimentos que te ajudam a enxergar melhor?

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Uma boa alimentação contribui para a saúde dos olhos

Os alimentos da nossa dieta constituem o combustível para todo o organismo funcionar bem, incluindo nossos olhos. Sendo assim, o que comemos, ou o que não comemos, influencia diretamente na qualidade da nossa visão.

Estudos sugerem que uma boa alimentação pode prevenir ou retardar a evolução de algumas doenças oculares, tais como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, catarata e olho seco.

São estes os sintomas visuais resultantes de uma má alimentação: sensibilidade à luz, dificuldade de visão no escuro, embaçamento visual e ressecamento ocular. Os danos podem ocorrer em várias partes do olho: na formação da lágrima, na conjuntiva, na córnea, no cristalino, na retina e até mesmo no nervo óptico, podendo levar à cegueira.

As substâncias que, se ausentes da dieta, podem levar a estes problemas são: vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco, ácidos graxos, ômega 3, sais minerais, luteína e zeaxantina.

A deficiência de vitamina A constitui a principal causa de cegueira evitável infantil em todo o mundo. Por isso, o governo federal instituiu como obrigatória a reposição desta substância nas regiões mais pobres do país, incluindo, em Minas Gerais, os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Fazem parte deste programa crianças até 5 anos de idade e mulheres no pós-parto imediato.

Os principais alimentos que contribuem para a boa saúde ocular são:

-Legumes: cenoura, abóbora, batata doce, beterraba, couve-flor;

-Vegetais, especialmente os folhosos: espinafre, agrião, alface, brócolis, couve, acelga, pimentão, tomate, repolho, rúcula, cebola, alho;